19 de mar. de 2012

CLAUDE MONET PARA CRIANÇAS

Olá pessoal, a professora  de artes da nossa escola, está trabalhando Claude Monet com as crianças, o que é muito gostoso, em músicas de ambiente calmo e relaxante ela vai ensinando aos alunos a gostosa maneira que Monet tinha ao pintar as sua telas. Em virtude disso achei esse post no IG para crianças o que é uma gracinha, para que vocês também possam trabalhar com os alunos. Grande abraço!
Professora Angela! 

Monet e suas pinceladas rápidas

Da última vez que falamos sobre pintura no iG Crianças contamos a história de Van Gogh, que foi um dos mais importantes artistas do pós-impressionismo. Hoje vamos falar de um dos mais importantes pintores do impressionismo: Monet.

Antes vale lembrar que a pintura é cheia de movimentos, que são como as modas de hoje em dia. Em um momento todo mundo só quer saber de assistir ao Bob Esponja, mas depois a moda passa e todo mundo começa a assistir ao Ben 10.

Na época era mais ou menos assim. Num momento todo mundo gostava das pinturas impressionistas. De repente, todo mundo ia atrás de pinturas cubistas ou renascentistas... Mas voltemos ao Monet!

Oscar-Claude Monet nasceu em Paris, capital da França, mas só foi começar a pintar mesmo no norte do país, na região da Normandia. Lá ele aprendeu a fazer pintura ao ar livre, que é quando o pintor leva a tela e o cavalete para um lugar aberto e pinta lá mesmo, fora de um estúdio.

Depois disso ele voltou a Paris, onde com outros pintores criou uma técnica de pintar a iluminação com pinceladas rápidas. Mais tarde essa maneira de pintar ao ar livre com pinceladas soltas ganharia o nome de impressionismo - tudo por causa de um quadro de Monet chamado Impressão, nascer do sol.

O legal dos quadros dele é que de longe muitos parecem um montão de borrões de tinta, mas quando você se aproxima percebe melhor o que está retratado na pintura.

Pouco antes de morrer, aos 86 anos, Monet teve uma catarata, que é aquela doença que deixa a visão embaçada. Mas nem isso o impediu de continuar pintando! Nessa época ele passou a usar cores mais fortes, que ele conseguia enxergar melhor.

Agora você já conhece um dos mais importantes pintores da história.

por Redação do Último Segundinho


RESPONDENDO A PERGUNTA DE UM LEITOR ANÔNIMO:

SERIA MUITO LEGAL SE AS PESSOAS SE IDENTIFICASSEM QUANDO FIZESSEM PERGUNTAS, MAS NEM SEMPRE É POSSÍVEL O QUE É UMA PENA, MAS VAMOS LÁ!

QUAL O OBJETIVO DE TRABALHAR MONET COM AS CRIANÇAS?

FONTE: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/monet.html

Projeto "Passeando nos jardins de Monet"

Cíntia Borher
Considerando que a criança, desde cedo, interage com o conhecimento social, deveremos levar em conta seu interesse e necessidade frente aos objetos da cultura e destacar o valor da arte no processo ensino-aprendizagem.
O projeto desenvolvido pela Professora Cíntia Borher Soares na sua turma de maternal (crianças na faixa de 2/3 anos), em um colégio particular da Zona Oeste do RJ, visou o conhecimento da vida e obra do mestre do impressionismo: Claude Monet.

Dentre os objetivos traçados podemos destacar:

CONCEITUAIS:
  • Conhecer o artista e suas obras.
  • Desenvolver a percepção visual.
  • Ampliar o vocabulário.
  • Reconhecer as diferentes formas de expressão.
PROCEDIMENTAIS:

  • Aprender como usar pinceis e tintas.
  • Aprender usar as cores.
  • Reconhecer a existência de formas e cores no mundo.
  • Produzir trabalhos artísticos, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
  • Desenhar a partir do que será observado.
ATITUDINAIS:
  • Despertar a curiosidade e o gosto pelas artes visuais.
  • Respeitar e valorizar as produções próprias e dos amigos.
As crianças criaram: desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos das artes visuais; Exploraram e aprofundaram as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o “fazer” artístico; Organizaram e cuidaram dos materiais no espaço físico da sala, além de respeitarem as produções próprias e do grupo, valorizando-as.

Foram realizadas: Rodas de conversas;Apreciação de obras; Desenhos a partir de interferências; Desenhos de observação; Desenhos com tema;

Mosaicos;Recorte e colagem;Técnicas de Pintura; Modelagens (com argila e massa de modelar);Colagens mistas (com diferentes materiais) e Construção com sucatas.
A culminância foi a exposição de todos os trabalhos realizados na feira de conhecimento, já tradicional na instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pela autora e respondidos posteriormente neste Blog. Os comentários que usarem a falta de ética, desrespeito e utilização de vocábulário lascivo será excluído pela autora. Obrigada! Atenciosamente, Angela Borges